No seguimento da publicação
anterior, apresentamos algumas imagens do 5º e 6º ano do C.A.T.L da FVG,
acompanhadas de alguns comentários sobre as sessões grupais de formação em
habilidades sociais, comunicacionais e de mediação, comentários esses da
autoria dos alunos participantes.
Relembramos a pertinência
destes espaços de formação. É nosso objetivo propiciar pontes que facilitem e
promovam a participação de todos os intervenientes, como modalidade de
regulação social promotora da emancipação e da coesão social, gerando ambientes
de convivência saudáveis e despoletando nos alunos valores como espírito de
grupo, consciência social, democracia, aceitação do ponto de vista do outro,
espírito crítico, entre outros. Sessão
após sessão, pretende-se dotar os
participantes de ferramentas que lhes permitam exercer futuramente o seu papel
enquanto cidadãos ativos. Espera-se
que as competências e habilidades trabalhadas revelem impacto não só no
contexto institucional em foco (CATL), mas também nos múltiplos contextos onde
os alunos estão inseridos, como o familiar, o social e o escolar.
Por
fim, salienta-se que todas as atividades foram previamente planeadas de acordo com
objetivos específicos e estrategicamente definidos. Os interesses e necessidades
dos alunos foram sempre respeitados.
NOTA: Visando a proteção da
identidade dos alunos, as imagens encontram-se desfocadas.
Sessão
1 e 2 – Apresentação dos Intervenientes: mediadora e
participantes.
“Foi muito engraçado,
apresentamo-nos e desabafei!”
“Foi muito divertido!”
Sessão
3 a 6 – “Conhecer-me, conhecendo” e “O nosso grupo em
diálogo”.
“Já vamos na 2ª sessão e
para mim tem sido uma experiência fantástica.”
“Adorei esta sessão porque
nos conhecemos melhor uns aos outros.”
“Gostei de conviver com os
meus amigos.”
“Aprendemos o que é um
grupo, estivemos unidos e trabalhamos juntos.”
Sessão
7 e 8 – “Educação e Cidadania”
“Esta sessão foi muito
divertida, fizemos entrevistas sobre deveres e direitos. Foi muito, muito
divertido.”
“Foi uma sessão divertida,
aprendemos os direitos e deveres fazendo entrevistas.”
“Gostei desta sessão porque
falamos sobre Educação. Eu «não gostei» de nada.”
Sessão
9 a 12 – “Em diálogo sobre a escola: a perspetiva dos seus
protagonistas”
“Gostei desta sessão porque
falamos de Bullying.”
“Eu gostei desta sessão
porque ficamos a saber mais sobre Bullying e outros problemas.”
“A sessão de hoje foi um
máximo. Foi fantástica e com muita importância nas nossas vidas. Eu gostei
imenso.”
“Hoje falamos sobre as
aprendizagens formais, não formais e informais. Foi fantástico.”
“Na sessão de hoje
aprendemos que em todos os sítios podemos aprender.”
Sessão
13 e 18 – “Sentimentos, estados e emoções: o eu e os outros”
“Hoje a sessão foi muito
interessante, gostei de interagir com os outros.”
“Hoje aprendemos como os
outros se sentem, foi muito fixe.”
“Eu adorei esta sessão
porque falámos sobre os sentimentos das pessoas e gostava de voltar a repetir
esta atividade.”
“Eu gostei da sessão porque
aprendemos sobre os sentimentos, falamos todos à-vontade e foi muito divertido.”
“Foi a melhor sessão.”
Sessão
19 e 20 – “Em diálogo sobre a escola: reflexão sobre o percurso
escolar 2013/2014 (1º e 2º períodos).
“Esta sessão foi muito
importante e divertida porque falamos sobre coisas importantes da escola.”
“Acho que foi muito
importante esta sessão pois pudemos aprender mais e mais. Adorei J”
Sessão
21 e 22 – Em diálogo pela mediação: abordagem teórica
“Esta sessão foi muito
divertida, aprendi que não se resolvem os problemas «à chapada»”.
“Nesta sessão aprendemos o
que é a mediação mas não nos portamos muito bem”
“Conseguimos aprender o que
é a mediação!”
Sessão
23 e 24 – Em diálogo pela mediação: abordagem prática
“Nesta sessão fizemos um
teatro sobre mediação”
Atenciosamente,
Lara Santos & Sílvia
Cunha.